7 de outubro de 2017

"Lamiré poético" - Um novo livro de Maria de Lurdes Brás


Na tarde de dia 15 de Junho de 2017, Maria de Lurdes Brás apresentou no Fórum Romeu Correia em Almada o seu novo livro de poesia “Lamiré Poético “.
Iniciou a sessão o Dr. Augusto Calado, em representação da Câmara Municipal de Almada, acompanhado na mesa pela autora, pelo Presidente do SMAS e Vice-presidente da Câmara Almada, José Gonçalves e Henrique Mota.
José Gonçalves evidenciou o percurso e as qualidades da artista, e a sua ligação à comunidade, salientando a evolução de toda a sua obra nas diversas vertentes. Incentivando-a continuar e felicitando-a por mais este trabalho.
Henrique Mota realçou o trabalho e as origens de Maria de Lurdes Brás, a sua actividade como cantora e fadista, e para além de ler um poema do livro, realçou o talento da autora como declamadora de poesia e cantora à capela.
Para satisfação do público foi esta a forma escolhida pela artista para encerrar a sessão cantando á capela o fado " Nuvem que passa " na música do fado Fé, cujo poema foi lançado neste livro.
Da vasta assistência presente destacaram-se as intervenções de Carlos Cardoso Luís, presidente da Associação Portuguesa de Poetas (APP) e Henrique Santos, da Associação das Colectividades de Almada.

A autora que nasceu no Cercal do Alentejo, e que há muito se radicou em Almada, vive e trabalha na nossa freguesia de Cacilhas.
Se as suas origens alentejanas se sentem e se respiram na sua obra, de poetisa, cantora e fadista, também é certo que as influências da nossa cultura associativa almadense e também de Lisboa, em particular através do Fado, influenciam a sua obra.
Estas influências e a diversidade das suas capacidades artísticas, estão visíveis nos seus versos e poemas, pois exprimem uma sonoridade própria de quem possui dotes musicais inatos, através dum ritmo e duma harmonia singular.
Depois de gravar  três CD e lançar o seu primeiro livro “Poesia Alinhavada”, surge este novo livro que constitui um momento importante da sua afirmação como poetisa.
Ficam aqui os parabéns da associação “ O Farol” para a artista, e o convite a todos para lerem este belo livro de poemas.





Sem comentários: